Sejam Bem-Vindos !!!

É um blog de orientação para os Pais e Mestres .
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

O que é Colação de Grau ?

Colação de grau é o ato institucional que se realiza em assembleia ordinária do Conselho Universitário para conferir graus académicos aos graduados, em dia e hora marcados pelas unidades de ensino, por delegação da Reitoria. A cerimonia de colação de grau era coletiva até 1995 — realizada em conjunto por todas as unidades, exceto a Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A solenidade era presidida pelo reitor, acompanhada pelos pró-reitores, diretores de unidades e homenageados.

Em conseqüência da Portaria GR no 26/96, os diretores passaram a presidir as assembleias universitárias de colação de grau, que atualmente estão descentralizadas. A Resolução GR no 61, de 25 de agosto de 2003, regulamenta os procedimentos aprovados na 149a reunião da Comissão Central de Graduação, que devem ser seguidos nas cerimonias de colação de grau e entrega de diplomas de graduação.

Desse modo, aos diretores das unidades de ensino e pesquisa cabe convocar e presidir assembleias universitárias de colação de grau e entrega de diplomas, e delas só participarão os alunos que tenham cumprido todas as exigências de seus cursos.

Em data preestabelecida em cronograma, as unidades encaminham à DAC ofício com a data de colação de grau para o final do período letivo. Os diplomas são preparados e encaminhados à Secretaria Geral para serem registrados. A DAC prepara os diplomas e históricos escolares em envelopes personalizados, acompanhados de listagem, que cada formando deverá assinar. A presença do formando é obrigatória. As unidades de ensino retiram os envelopes personalizados e a listagem dos concluintes, dependendo do horário em que o evento irá ocorrer. Se for realizado pela manhã, a retirada ocorre no final da tarde do dia anterior; caso ocorra à noite, a retirada ocorre na tarde daquele mesmo dia.

Os convites devem levar a logomarca da UNICAMP e conter os nomes das autoridades da administração central (reitor, coordenador-geral da Universidade e pró-reitores), além do diretor da unidade e homenageados. A título de informação, “paraninfo” é o padrinho da turma de formandos e a ele se presta homenagem durante a solenidade, ao passo que o “patrono” é a figura tutelar da turma de formandos daquele ano específico.

O uso da beca para colação de grau é recomendável, embora nada conste nos Estatutos ou no Regimento da Universidade.
Quaisquer alterações na ordem do roteiro devem ser submetidas com antecedência ao cerimonial do Gabinete do Reitor. É necessária a confirmação da presença dos alunos até uma hora antes do início da cerimônia.

É fortemente recomendada a formação de uma equipe de apoio na unidade para assessorar o responsável pela colação, no encaminhamento, monitoramento e execução da cerimonia de colação de grau.

RESUMINDO SERVE PRA VOCÊ PEGAR SEU DIPLOMA!!

Retirado de perguntas e respostas de Yahoo Brasil
Agradecimento a todos aqueles que acreditam na Educação.




Agradeço a todos os Pais e Mestres , e aqueles que acompanharam o blog "Reunião de Pais e Mestres - Uma Nova Visão " e contribuíram de alguma forma para seu crescimento neste ano que passou, e continua nos acompanhando e acreditando numa parceria positiva em prol da Educação em nosso país.

Cláudia Aparecida