Sejam Bem-Vindos !!!

É um blog de orientação para os Pais e Mestres .
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Parabéns as coordenadoras Valéria e Cristina, pelo projeto. Como professora a quinze anos nesta Unidade Escolar Dona Henedina Rodrigues Cortez 1, venho a muito tempo lutando para uma nova estrutura de Reunião de Pais e já no inicio, tinha colocado a prosposta de palestras para os pais, para supervisora da época. Mas como era um paradigma muito grande, para as professoras entre outros na área da Educação de chamar os pais como parceiros da educação de seus filhos, era impossível. Logo veio o Ministro Paulo Renato de Souza, colocando o dia 13 de novembro, dia da Família na Escola. Fiz a Pós em Psicopedagogia e minha conclusão do curso foi com o título, "Reunião de Pais - Uma Nova Visão", em minhas pesquisas de campo, as Reuniões de Pais eram improdutivas e vinham poucos pais, pois eram chatas e só tinham cobranças da escola para com os pais. Como cobrar de pais carentes de informação para Educação dos filhos, sendo que precisavam de ajuda e orientações? Assim os assuntos eram já conhecidos como: piolho, comportamento, cuidados de higiene e normas da escola e os pais não tinham maior interesse, eram abordados de uma forma direta sem orientação nenhuma.
Com os estudos da pesquisa de muitos teóricos e educadores, acreditava-se que pais eram parceiros da escola e ajudavam dando continuidade do ensino. Baseada em estudos científicos, acredito que as Reuniões servem para troca de experiências e auto-ajuda entre os pais onde um pode ajudar o outro com uma superação de fases em que seus filhos estão passando, onde um ajuda o outro e dão ideias para ajudar a escola para que tenha aulas mais prazerosas e gostosas com a participação dos pais em algo como contar histórias para os alunos, fazer brincadeiras , contribuir ajudando a organizar algo na escola entre outras participações. Assim os alunos se sentem importantes com a contribuição dos pais na escola, orgulhosos e felizes com autoestima e confiantes para o aprendizado.
As palestras quando coloquei a quinze anos atrás para supervisora , tinha como objetivo trazer assuntos que fossem importantes, e através das necessidades dos pais em suas praticas na educação de seus filhos, na época de higiene entre outras necessidades, pois a comunidade tinha muita carência de Saneamento Básico, as crianças entravam em sala de aula, sem condições de aprender por conta da higiene.
Nosso bairro as necessidades são outras já superamos a da higiene, existem casos, mas são 1%. Mas agora com outras necessidades a serem superadas.
Hoje vemos que estamos mais esclarecidos e tendo a consciência da importância desta parceria de Familia e Escola.

Historiadora, Psicopedagoga, Agente Socioambiental e professora : Cláudia A. da Silva

0 comentários: